O ReclameAQUI, uma das maiores plataformas de relacionamento entre consumidores e empresas da América Latina, recebeu 5.124.311 reclamações em 2013, um crescimento de 72% na comparação com o ano anterior. Em 2012, os internautas registraram 3.687.875 queixas pelo portal. A média diária de reclamações subiu 68% no ano passado e chegou a 15.000.
“A previsão é alcançarmos mais de 15 milhões de reclamações até dezembro de 2014, com o lançamento do aplicativo mobile ainda no primeiro semestre deste ano”, afirma Maurício Vargas, presidente do ReclameAQUI.
Mais de 90% das visitas diárias ao ReclameAQUI são para pesquisar a reputação de empresas e serviços. Apenas 10% dos internautas acessam o site para reclamar.
A média atual de buscas diárias superou um milhão e somou 378.027.864 pesquisas realizadas no ano passado, um crescimento de quase 50% em relação a 2012.
Lojas virtuais lideram reclamações – índice de solução
Ao longo dos anos, o ReclameAQUI vem mantendo a média de 72% de solução em até três dias. Em 2013 houve uma pequena alta no índice, alcançando 73%.
Atualmente, 86% das 70 mil empresas cadastradas no ReclameAQUI responde pelo canal RA, mas apenas 72% dessas respostas chegam com a solução definitiva dos casos.
O portal divide as empresas em 62 categorias. Veja abaixo as 10 categorias mais reclamadas em 2013.