DESAPARECIDO

DESAPARECIDO
MATEUS SILVA PEREIRA Desaparecido(a) em: 07/08/2007 Estado: Minas Gerais

DESAPARECIDO

DESAPARECIDO
joselito magalhães silvestre Desaparecido(a) em: 22/03/2012 Estado: Minas Gerais

CONTATOS

Cell: 71 / 8344-6252 / 8834-9621 / 8478-1213
E-mail: salvadornt_@hotmail.com

Text

Postagens Recentes

Clima

Popular Posts

Teste Menu 1

Teste Menu 2

Teste Menu 3

Teste Menu 4

Teste Menu 5

Você está aqui
, Unlabelled

Gasolina sobe mais do que nacional em Salvador e Região Metropolitana


Enquanto o índice no Brasil ficou em 4,04%, segundo o IPCA, divulgado ontem pelo IBGE, na RMS, o aumento foi de 15,85%
O HB20 do supervisor industrial Marcel Calmon é até econômico, faz 12km por litro. Mas, como ele trabalha no Polo Industrial de Camaçari, a 35km de casa, isso não quer dizer muita coisa. “São 70km por dia. Contando com as saídas de fim de semana, são 500km por semana, ou seja, um tanque”. Em novembro do ano passado, isso era um problema. Mas, de dezembro para cá, se tornou um problemão. “Gastava por mês R$ 432. Com o aumento foi para R$ 560”, reclama Calmon.

Em Salvador e Região Metropolitana (RMS), o preço da gasolina subiu muito acima da média nacional no último mês de 2013. Enquanto o índice no Brasil ficou em 4,04%, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na RMS, o aumento foi de 15,85%. No acumulado do ano, a gasolina aumentou, em média, 6,53% no Brasil e 7,58% na Bahia. O reajuste do etanol no estado também foi superior à média nacional, embora a diferença tenha sido menor (veja tabela).

Para o presidente do Sindicato do Comércio de Combustíveis da Bahia (Sindicombustíveis), José Augusto Costa, o aumento não foi tão grande assim. “Não dá para levar em conta só o aumento do mês, porque isso é muito relativo. O aumento do ano foi um pouco maior, mas a diferença foi irrelevante”, garantiu.

O coordenador de disseminação de informações do IBGE, Joilson Rodrigues de Souza, tem uma opinião diferente. “O preço da gasolina se manteve mais ou menos estável o ano inteiro, motivado pela concorrência. Mas, quando o governo anunciou um aumento de 5%, o que se viu nas bombas foi um reajuste muito superior. Eles viram uma oportunidade de aumentar”, disse.

O aumento da gasolina foi um dos itens que colaboraram para o aumento da inflação de dezembro e, consequentemente, do acumulado do ano de 2013. O índice do mês ficou em 0,92%, acima dos 0,54% registrados em novembro. O maior (IPCA) dos meses de dezembro desde 2002, quando o resultado chegou a 2,1%. O ano de 2013 fechou em 5,91%, acima dos 5,84% do ano anterior. Em dezembro de 2012, a taxa  ficou em 0,79%.

Economia Para economizar, o jornalista Rafael Sena, que mora em Itapuã e trabalha na Federação, diz que tem maneirado nas saídas de final de semana. “Virei freguês do Armazém Villas, que é perto da minha casa. Quando meus amigos estão na Barra e me chamam eu nem vou”, conta.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Marcadores